Porque você deve sempre tomar remédios prescritos!

Por que as pessoas não tomam os medicamentos conforme a orientação? Veja mais sobre Aqui Tem Remédio e fique por dentro.

Há inúmeras razões pelas quais os medicamentos não estão sendo usados conforme prescrito, e nem todos eles são intencionais. Algumas pessoas se esquecem de tomar seus medicamentos ou têm dificuldade de entender as instruções.

Outras podem parar de tomar seus medicamentos para evitar efeitos colaterais desagradáveis ou porque pensam que seus medicamentos não estão tratando os sintomas de maneira eficaz.

Em alguns casos, as pessoas dispensam doses para que possam fazer com que seus medicamentos durem mais tempo ou porque não podem se dar ao luxo de recarregar imediatamente suas prescrições.

Embora todos os fatores acima possam parecer razões válidas para não usar os medicamentos conforme indicado, o uso inadequado de medicamentos pode muitas vezes levar a resultados adversos à saúde e fatalidade.

Benefícios do uso adequado de medicamentos

Benefícios do uso adequado de medicamentos

Um melhor resultado para a saúde é o benefício mais significativo do uso correto dos medicamentos, conforme prescrito.

Os médicos prescrevem medicamentos para tratar seus sintomas e para ajudá-lo a administrar ou superar certas condições de saúde. O não uso de medicamentos conforme prescritos pode resultar em piora da saúde, recuperação mais longa, efeitos colaterais indesejados, distúrbios no uso de substâncias, morte e outras condições de saúde sérias que requerem tratamento intensivo.

O uso correto de medicamentos pode ajudá-lo a economizar dinheiro que, de outra forma, seria gasto em custos de saúde relacionados à má administração de medicamentos, tais como hospitalização, visitas a salas de emergência e tratamento de recuperação de vícios.

Dicas para tomar os medicamentos conforme prescrito

Antes de usar um novo medicamento, leia cuidadosamente todas as instruções no rótulo e peça ajuda e esclarecimento a seu médico ou farmacêutico se você estiver confuso ou inseguro sobre como tomar o medicamento adequadamente. Isto pode evitar mal-entendidos que poderiam levar a duplicar acidentalmente as doses ou a usar menos do que o previsto.

Seu médico ou farmacêutico também pode explicar possíveis efeitos colaterais que você possa enfrentar ao usar mal o medicamento ou combiná-lo com certas outras substâncias. Por exemplo, as benzodiazepinas nunca devem ser misturadas com opióides, já que esta combinação pode resultar em overdose ou morte.

Aqui estão algumas dicas adicionais para tomar seus remédios conforme prescrito:

  • Use seu medicamento ao mesmo tempo todos os dias para evitar a sobreposição de doses.
  • Mantenha uma lista atualizada de todos os medicamentos à mão, para que cada médico e especialista com quem você se encontrar possa examinar as interações medicamentosas potencialmente fatais.
  • Verifique se seus remédios devem ser tomados com o estômago vazio ou cheio.
  • Incorporar os medicamentos em sua rotina diária para que você nunca se esqueça de tomá-los, como antes de escovar os dentes à noite ou depois de tomar o café da manhã.
  • Use recipientes de comprimidos diários para ajudá-lo a controlar se você tomou suas doses diárias.
  • Recarregue seu recipiente de pílulas diárias no mesmo dia todas as semanas para evitar dobrar as doses.
  • Compre tampas temporizadas para todos os frascos de pílulas para manter o controle de quando você tomou seus medicamentos pela última vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *