Seguro DPVAT acabou – Ainda posso usar? Preciso de outro?

Depois da medida provisória do presidente Jair Bolsonaro que decretou o fim do DPVAT ( Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre) a partir de janeiro de 2020 muita gente ficou com dúvidas sobre o valor do imposto e se ainda poderá usá-lo.

O DPVAT é um seguro, portanto, está disponível para todos os cidadãos brasileiros, motoristas ou pedestres que sofram um acidente de trânsito. Como ele tem validade de até três anos para recorrer então quem sofreu um acidente de trânsito no Rio de Janeiro até 2017 ainda poderá ser beneficiado pelo DPVAT RJ de 2020.

O seguro cobre

O Seguro DPVAT cobre vidas no trânsito. Como o próprio nome diz, ele indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, ou seja, de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Acidentes envolvendo trens, barcos, bicicletas e aeronaves não são indenizados pelo Seguro DPVAT.

O que o seguro não cobre

O seguro não cobre valores associados a danos materiais como despesas com o veículo, por exemplo ou outras eventuais perdas decorrentes do acidente de trânsito.

Preciso contratar outro seguro?

Se a pessoa quer se manter coberta contra indenizações de vítimas de acidente de trânsito e também referente a sua vida precisará buscar um seguro privado. Segundo levantamento da Bidu Corretora, a previsão é de que sem o DPVAT os cariocas precisem pagar uma méidia de R$ 1.200,00 anuais para garanitr uma cobertura de indenizações no valor de até R$ 75.000,00 nos mesmos modelos do até então seguro obrigatório da Seguradora Líder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *